sexta-feira, 12 de julho de 2013

Fibromialgia é doença sim.


Fibromialgia tortura mais de 4 milhões de pessoas no país


Essa doença caracteriza-se por dores no corpo, fadiga e alterações no sono. Ataca sobre tudo mulheres, mas pode ocorrer também em homens. Não se sabe a causa, mas acredita-se que seu cérebro, pela diminuição da serotonina, perde a capacidade de regular a dor e os impulsos são interpretados erroneamente. Calcula-se que atinja 3% das mulheres e 0,5% dos homens adultos.

Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica sem inflamação. O paciente sente dores no corpo inteiro. Não consegue nem dizer onde é, porque logo a dor aparece em outro local. 
Para caracterizar-se a doença, porém, é preciso haver dor por pelo menos três meses.
Dois outros sintomas estão presentes em mais de 80% dos casos: fadiga incapacitante e distúrbio do sono. Altera a qualidade, não a quantidade. Mesmo dormindo normalmente, o paciente diz que dorme mal e acorda cansado.

Doentes queixam-se, ainda, de formigamento principalmente nas mãos, nos pés e no meio das costas; sensação de inchaço; dores de cabeça; alterações no funcionamento do intestino – ora está preso, ora apresenta diarreia.

A fibromialgia é uma doença feminina – a proporção é de 20 mulheres para um homem. Manifesta-se em qualquer idade, mas, sobretudo entre os 40 e os 60 anos. Talvez em decorrência da diminuição dos hormônios femininos na menopausa.

Acredita-se que esses pacientes percam a capacidade de regular a sensibilidade dolorosa. O controle da dor é feito pela serotonina, substância produzida no próprio cérebro. 

Sabe-se que os portadores de fibromialgia têm menos serotonina. Assim, muitos dos impulsos que chegam e saem do cérebro são identificados erroneamente como dor.
A diminuição de serotonina pode ser provocada por infecções virais, traumas físicos e emocionais graves. 

Essas causas se misturam nos pacientes e não dá para precisar qual a que provoca a doença.
Além do mais, mulheres que têm fibromialgia são perfeccionistas e detalhistas. Até ficarem doentes, são as melhores no trabalho, supermães e super mulheres em casa. Quando se iniciam os problemas, desmoronam e a autoestima desaba. 
Quanto mais a perdem, mais aumentam os sintomas.

Os pacientes chegam aos consultórios apavorados. Têm dor há muito tempo, nenhum médico descobre do que sofrem e acham que vão morrer. Às vezes, concluem que não podem estar com doenças graves há tanto tempo e não ter acontecido nada. Além do mais, amigos e familiares dizem que não tem nada e estão inventando. 

Passam a se achar loucas. Apavorando-se. A situação complica-se, pois passam por muitos médicos, que, desinformados, não identificam a doença e dizem que o problema é somente psicológico.
Calcula-se que a doença atinja 3% das mulheres e 0,5% dos homens adultos nos Estados Unidos. 

Estima-se que os números do Brasil sejam iguais, o que daria mais de 4 milhões de pacientes.
Pessoas que tenham dores frequentes, não identificáveis, devem procurar a reumatologia. Não se pode dizer que fibromialgia tenha cura, pois não se sabe a causa. Mas é possível controlá-la.
A doença não é identificável com exames. O diagnóstico é sempre clínico. O médico faz um exame físico no paciente. Há 18 pontos doloridos no corpo dos fibromiálgicos, como o músculo trapézio, nos ombros; dos dois lados do pescoço; dos glúteos; na região das juntas dos braços e das pernas, entre outros. 

Dores em 11 pontos são indicados como fibromialgia. Mas isso não basta. E precisa fazer o exame de sangue para detecção de doenças que causam dores generalizadas, como o diabetes, o câncer e os problemas da tireoide.

Quando o médico detecta a fibromialgia, e deixa claro para o paciente que ele não é louco, já ocorre 20% de melhora. Melhora 20% quando fica sabendo que, apesar de dolorosa, a doença não mata. Os outros 60% a medicina nem sempre tem cura.

O único tratamento eficaz para a diminuição da fadiga e das dores e a regularização do sono são exercícios aeróbicos, como caminhar. Reequilibram o sono, elevam o nível de serotonina e melhoram a produção de hormônios femininos. Tem de ser feitos a vida toda.
Igualmente importante é uma mudança de atitudes pelos doentes. Não podem continuar perfeccionistas e detalhistas, exigindo-se demais. É fundamental, ainda, continuar no emprego. Deixá-lo poderia causar baixa ainda maior de autoestima.


Essas medidas resolvem de 50% a 60% dos casos. Para o restante, é necessário o uso de medicamentos. O principal é o antidepressivo tricíclico em doses baixas. Eleva os níveis de serotonina e funciona como analgésico.

COMISSÃO DE PORTADORES DE FIBROMIALGIA
Presidente: Patrícia Amaral Alvarista
                                                     






2 comentários:

  1. olá, meu nome é Alane e tenho 39 anos.Há vários anos sofro com dores e nos últimos meses as crises aumentaram a ponto de me tornar incapaz de exercer as atividades profissionais e domesticas, e com crises cada vez mais frequentes e hoje recebi mais um diagnostico clinico apontando a fibromialgia. E pesquisando sobre ...decidi que também quero fazer parte da comissão.O que fazer e como fazer?

    ResponderExcluir
  2. Tenho fibromialgia...em 2009 aos 35 fui diagnosticada precocemente...Hoje tenho 42 anos sofro com os sintomas e com o preconceito. Sou professora da rede publica, passei por readaptaçao funcional devido a Síndrome do Túnel do Carpo e a fibromialgia nao foi considerada por nao ter um exame expecifico...e meu trabalho era prejudicado porque tinha baixo rendimento, faltava, atrasava...sempre com dor e cansada. Mesmo fora de sala de aula hoje nao consigo desenvolver mi has atividades satisfatoriamente. As crises estão mais fortes e mais frequentes. Mesmo com a medicação, a fisioterapia e a mudança de função infelizmente nao vejo melhora significativa.

    ResponderExcluir