quinta-feira, 23 de maio de 2013

BEBER ÁLCOOL REGULARMENTE PODE REDUZIR RISCO DE ARTRITE 02/05/13


BEBER ÁLCOOL REGULARMENTE PODE REDUZIR RISCO DE ARTRITE
02/05/13

Pessoas que bebem regularmente tem quase metade da probabilidade de desenvolver a doença se comparadas as que evitam ou raramente consomem bebidas alcoólicas.


Beber álcool com moderação pode reduzir o risco de artrite reumatoide, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Rheumatology. Pessoas que bebem regularmente tem quase metade da probabilidade de desenvolver a doença se comparadas as que evitam ou raramente consomem bebidas alcoólicas. As informações são do Daily Mail.

Os resultados sugerem que consumir esse tipo de bebida algumas vezes por semana pode proteger contra a doença que afeta cerca de 600 mil pessoas no Reino Unido.

Pesquisadores do King Colegge, em Londres, realizaram uma análise para investigar estudos anteriores e chegar a uma resposta definitiva. Eles reuniram nove estudos envolvendo cerca de 12 mil pacientes e descobriram que os que bebiam regulamente tinham 48% menos probabilidade de ter a doença.

A artrite reumatoide acontece quando o sistema imunológico entra em ação desnecessariamente, prejudicando as articulações. As razões para essa autodefesa são desconhecidas, mas especialistas explicam que a exposição à infecções leves pode ser suficiente para o corpo ter essa reação exagerada. Como resultado, as articulações ficam inflamadas e inchadas, causando dor ou rigidez.

Os benefícios do álcool foram exclusivos para pacientes que apresentaram testes positivos para anticorpos anti-citrullinado, que aparece em cerca de dois terços das pessoas com artrite reumatoide. Os que tiveram teste negativo para o anticorpo não mostraram os mesmos benefícios.

O levantamento atual não explica as razões para que a bebida evite a artrite, mas pesquisas anteriores sugerem que isso acontece porque o álcool diminui a inflamação no corpo e tem um leve efeito anestésico.

“O consumo de álcool está inversamente associado a atrite reumatoide ACPA-positivo, o que sugere um efeito protetor, mas são necessárias mais pesquisas para confirmar essa relação”, concluíram os pesquisadores em um relatório.
Fonte: Terra


Presidente da CPF: Patrícia Amaral Alvarista
Vice-Presidente: Carlos A. V. Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário